
Você sabia que cada mês do ano tem particularidades que o tornam mais fácil ou difícil para realizar um casamento?
Para a escolha da data perfeita, é importante levar em conta os prós e contras de todos os meses do ano, pois cada mês é único e cada um tem o seu diferencial.
Por isso, você deve incluir no seu planejamento um tempo para pensar nos fatores a se considerar em cada mês antes de escolher a data para o seu casamento.
Listamos abaixo alguns pontos que consideramos positivos e negativos em cada mês e assim ajudar vocês nessa decisão, então vamos lá:
Janeiro: este mês é o menos procurado para festas de casamento, então é mais fácil para achar buffets e igrejas com datas disponíveis. Porém, o calor excessivo que domina esta época do ano pode atrapalhar alguns detalhes da festa. Prefira cerimônias noturnas e se possível em locais cobertos, pois este é um período onde ocorrem chuvas quase que diariamente.
Fevereiro: esta é a época das flores tropicais. É um mês quente e a probabilidade de acontecerem chuvas no decorrer de seu casamento ainda é grande. É bom evitar datas muito próximas ao carnaval, devido a grande chance de seus convidados viajarem para o carnaval.
Março: noivas que sonham com a decoração linda de orquídeas, essa é a época. Neste mês o calor começa a dar uma trégua e as cerimônia tendem a ser mais tranquilas em matéria de conforto. Porém devido o início das chuvas, é melhor evitar cerimônias ao ar livre.
Abril: neste mês podemos dizer que as chuvas começaram a ficar constantes em todo o Brasil, porém é um mês onde o clima fica mais equilibrado com a aproximação dos meses frios. As datas para reserva de salão e igrejas começam a ficar mais disputadas, portanto se a ideia é casar em Abril o planejamento da reserva precisa ser feito com mais antecedência.
Maio: este mês até hoje é sempre concorrido. A reserva de locais para o casamento chega a bater até um ano de antecedência, de fato este é o mês mais desejado e também o mais caro para a organização do seu casamento. Se a intenção é economizar, fuja deste mês. As chuvas fortes também são frequentes, então prefira locais cobertos. Neste mês as flores são áster, cravo, orquídeas, rosa, strelitzia e tango.
Junho: com a aproximação do frio, este mês pede cerimônia em locais protegidos do clima. Nos buffets é normal os convidados serem servidos com comidas mais pesadas. É o mês da linda tulipa. Flores em tons de laranja também são facilmente encontradas.
Julho: o frio já está um pouco mais forte, as roupas são mais glamourosas, devido a estação. Até o buffet muda. Uma dica é incluir um caldo no coquetel de boas vindas e comidas mais pesadas. Uma dica importante é convidar com antecedência pois muitas famílias viajam nessa época. A lua de mel nesse período pode ficar mais cara. Tulipas e hortênsias são as flores desse mês.
Agosto: é um mês com poucos casamento por conta das superstições. Então se você não é supersticiosa é uma boa hora de pechinchar. Algumas flores estão muito bonitas nessa época, como copo de leite e lírios.
Setembro: este é o mês que começa a primavera. Se a sua intenção é casar ao ar livre, aproveite pois ele é excelente para você realizar os melhores eventos em contato com a natureza. Mas é bom correr porque esse mês se tornou o queridinho das Noivas, o que torna difícil encontrar datas disponíveis.
Outubro: o quadro de setembro se repete em outubro. Com o clima mais quente e flores ainda mais lindas, indica praia e campo como excelentes opções de locais para realizar um lindo casamento. Este é um dos meses que mais ocorrem casamentos atualmente.
Novembro: para a noiva que sonha com uma cerimônia com ares provençal, esse é o mês das lavandas. Neste mês começam novamente as altas temperaturas e as chuvas voltam com força. Este é um mês recomendado para quem não pretende casara ao ar livre.
Dezembro: o clima de festa está no ar e as pessoas estão mais felizes e animadas. É um mês bastante concorrido. As datas se esgotam rápido nas duas primeiras quinzenas do mês. A lua de mel também passa a contar demais, pois os preços das reservas tendem a subir em temporadas de ferias.
Agora a dica é comece listando o que cada mês representa de positivo ou negativo pra vocês. A intenção é colocar no papel tudo que poderia atrapalhar o bom andamento do seu evento e todas as suas vantagens, e então ir eliminando os meses até chegar a uma data ideal.
Esperamos que essas dicas os ajudem, mas claro, o fator principal para a escolha da data é a vontade do casal.
.